×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 34880
Cirurgia permite transplante de coração de porco geneticamente modificado num ser humano
DATA
11/01/2022 16:12:25
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Cirurgia permite transplante de coração de porco geneticamente modificado num ser humano

Uma equipa médica norte-americana transplantou um coração de porco num paciente - numa tentativa derradeira para salvar a sua vida - que se encontra em condição estável, três dias após esta cirurgia inédita.

A equipa do Centro Médico da Universidade de Maryland adiantou que o transplante provou que um coração de um animal geneticamente modificado pode funcionar no corpo humano, sem rejeição imediata.

O doente, David Bennett, de 57 anos, sabia que não havia garantias de que a experiência médica resultaria, mas estava em estado terminal, sendo inelegível para um transplante de coração humano e não tinha outra opção.

“Era morrer ou fazer este transplante. Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é a minha última hipótese”, disse o doente, um dia antes da cirurgia, segundo um comunicado da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland.

Três dias após a cirurgia, Bennett estava a respirar autonomamente, enquanto ainda permanecia conectado a uma máquina de auxílio cardíaco.

A cirurgia, realizada na passada sexta-feira, demorou sete horas.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas