O Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde (PAPVSS), recentemente reforçado com uma Resolução do Conselho de Ministros, será apresentado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no dia 20 de janeiro através de um webinar. A sessão subordinada ao tema “Violência sobre Profissionais de Saúde” decorrerá entre as 9H30 e as 13H00, e poderá ser acompanhada, em direto, no canal de youtube da DGS.
Segundo a DGS, os objetivos deste plano são “prevenir a violência no setor da saúde, abordar adequadamente os episódios de violência, apoiar os profissionais do setor da saúde vítimas de violência e mitigar as consequências da violência no setor da saúde”.
O PAPVSS foi objeto de uma consulta pública que abrangeu, nomeadamente, as ordens profissionais do setor da saúde, auscultação e partilha.
O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.