×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 34880
Cientistas anunciam sucesso de transplante de rins de porco para corpo humano
DATA
20/01/2022 16:12:30
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Cientistas anunciam sucesso de transplante de rins de porco para corpo humano
Dois rins de um porco geneticamente modificado foram transplantados, com sucesso, para o corpo de um humano que estava em morte cerebral, avançou um estudo publicado no American Journal of Transplantation.

“Embora o stresse fisiológico no corpo não fosse um ambiente ideal para sustentar a função renal, os rins produziram urina e não foram rejeitados no curto prazo”, pode ler-se no documento divulgado a propósito do trabalho dos cientistas agora publicado.

Os peritos observam que o estudo proporciona “informações importantes” e reconhece várias áreas em que são necessárias pesquisas adicionais antes de o xenotransplante poder ser usado para ajudar a resolver a atual escassez de órgãos.

“Este estudo fornece conhecimento que não poderia ser gerado em modelos animais e aproxima-nos de um futuro onde o fornecimento de órgãos atende a tremenda necessidade", releva o autor principal do trabalho, Jayme E. Locke, da Universidade do Alabama, citado em comunicado.

De acordo com a publicação, na investigação foi usado um novo modelo humano pré-clínico para responder a várias questões críticas de segurança, por forma a promover este tipo de transplante em humanos vivos.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.