Lançado livro e eBook dedicado aos “Temas em Geriatria Clínica”
DATA
01/02/2022 14:30:34
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Lançado livro e eBook dedicado aos “Temas em Geriatria Clínica”

A LIDEL e o autor Manuel Oliveira Carregeta, especialista em Medicina Interna, Cardiologia, Farmacologia Clínica e Competência em Geriatria, lançaram o livro intitulado de “Temas da Geriatria Clínica”, disponível na versão impressa e em formato eBook. Esta obra é dirigida a clínicos gerais, médicos de família, internos das especialidades de Medicina Geral e Familiar e profissionais de saúde que lidam com a população idosa e pretende contribuir para uma melhor prática clínica e conhecimento científico na área dos cuidados as pessoas mais idosas.

“O modelo de gestão da doença única, que explica a sintomatologia do doente e o tratamento de cada doença isoladamente, de acordo com as orientações clínicas de cada especialidade, pode, no caso dos doentes idosos, com défices homeostáticos, multimorbilidades, sintomas atípicos e síndromes geriátricas impossibilitar uma abordagem global e levar facilmente a diagnósticos e tratamentos excessivos ou desadequados”, adiantou o coordenador do livro.

Sublinhou ainda que “é evidente que a formação dos profissionais de saúde deve ser orientada para uma gestão integrada de síndromes geriátricas (…), das doenças crónicas e das multipatologias, que caracterizam significativamente a nova realidade da medicina contemporânea”.

“Temas em Geriatria Clínica” contou com a participação de 27 especialistas de várias áreas, que, no seu dia a dia, lidam com a população idosa, com as mais diversas situações clínicas.

You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade
Editorial | António Luz Pereira, Direção da APMGF
You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade

No ano de 2021, foram realizadas 36 milhões de consultas médicas nos cuidados de saúde primários, mais 10,7% do que em 2020 e mais 14,2% do que em 2019. Ou seja, aproximadamente, a cada segundo foi realizada uma consulta médica.