CUF lança avaliador de sintomas digital pioneiro em Portugal
DATA
15/02/2022 17:02:28
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


CUF lança avaliador de sintomas digital pioneiro em Portugal

A CUF disponibilizou através da sua aplicação móvel de gestão de saúde, o My CUF, um avaliador de sintomas integrado na sua rede de cuidados, em permanência, por uma equipa de mais 50 médicos.

Criado pela Ada Health, empresa alemã na área da saúde, fundada por médicos e cientistas, este avaliador de sintomas, agora implementado pela CUF, conta com mais de uma década de investigação e desenvolvimento e constitui-se como uma alternativa, “mais segura e fiável”, à informação sobre saúde disponível na Internet.

Ao combinar a inteligência artificial (IA) com o conhecimento médico e a evidência científica, o Avaliador de Sintomas My CUF permite aos doentes “perceberem as possíveis causas para os seus sintomas e, de acordo com as mesmas, obter uma indicação da CUF para o acompanhamento clínico adequado, que pode ir desde uma teleconsulta até à necessidade de recorrer a uma urgência ou pedir ajuda médica imediata”.

No que diz respeito aos dados clínicos recolhidos, estes serão fundamentais para facilitar, posteriormente, a avaliação e a definição do diagnóstico por parte dos profissionais de saúde.

“A integração do Avaliador de Sintomas My CUF na nossa rede de cuidados permite que os dados do doente e os sintomas por ele descritos - com o devido consentimento - já estejam disponíveis quando o doente se dirige a qualquer um dos hospitais ou clínicas CUF, de Norte a Sul do País, ficando assim acessíveis aos médicos CUF que farão o seu acompanhamento, o que permite uma assistência mais rápida, integrada e completa”, esclareceu a diretora clínica da CUF Digital, Micaela Seemann Monteiro, em comunicado.

Sublinhou ainda a adequação e segurança na recomendação do nível de cuidados de saúde a adotar, é garantida por “uma equipa de 50 médicos especialistas da Ada Health que se dedicam ao desenvolvimento e otimização contínuos do avaliador de sintomas, que se torna mais exato à medida que é utilizado, em virtude dos milhares de casos inseridos diariamente, um pouco por todo o mundo, no algoritmo do avaliador”.

O avaliador de sintomas, criado pela Ada Health em 2016, conta com 12 milhões de utilizadores em todo o mundo, tendo realizado até à data mais de 26 milhões de avaliações médicas.

É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Jornal Médico
É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários

Neste momento os CSP encontram-se sobrecarregados de processos burocráticos inúteis, duplicados, desnecessários, que comprometem a relação médico-doente e que retiram tempo para a atividade assistencial.