VitalAire lança nova app para pacientes com Apneia do Sono
DATA
15/03/2022 14:59:48
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


VitalAire lança nova app para pacientes com Apneia do Sono
A VitalAire, empresa do grupo Air Liquide, lançou uma nova aplicação para telemóvel, com o objetivo de apoiar os pacientes em tratamento para a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). A nova app kairin disponibiliza programas de acompanhamento, mais de 45 conteúdos como vídeos educativos e artigos, gráficos e tendências de utilização, questionários para ajudar a compreender as necessidades individuais de cada paciente, bem como uma forma de contacto direto com a empresa.

A kairin, que significa o cuidado e a proteção dos pacientes no momento certo, é uma aplicação exclusiva VitalAire e a primeira lançada por uma empresa de cuidados respiratórios domiciliários (CRD), destinada a contribuir para a melhoria da adesão ao tratamento com CPAP (Continuous Positive Airway Pressure), da qualidade de vida e da experiência do paciente com SAOS ao longo da sua jornada com a terapia.

“Esta nova aplicação representa a aposta da VitalAire na procura de soluções inovadoras totalmente orientadas para as necessidades dos pacientes, com a criação de ferramentas que o capacitem para uma melhor gestão da sua terapia, de forma a melhorar os seus resultados a longo prazo”, realçou o diretor geral da VitalAire Portugal, Jorge Correia.

Sublinhou ainda que iniciaram “na VitalAire um importante caminho de transformação digital, que trará mais novidades muito em breve, que virá acrescentar, e nunca substituir, o apoio fundamental que as (…) equipas prestam aos pacientes e profissionais de saúde que os acompanham”.

A SAOS é um distúrbio respiratório que se caracteriza por pausas e/ou redução na respiração, de curta duração, mas repetidas, e consequente diminuição nos níveis de oxigénio no sangue. Estima-se que, em Portugal, tenha uma prevalência entre 12,5% e 17% para a população adulta com idades compreendidas entre os 30 e os 69 anos. (“Estimation of the global prevalence and burden of obstructive sleep apnoea: a literature-based analysis”, Lancet Respiratory Medicine, 2019).

Presente há mais de 35 anos em Portugal, a VitalAire presta assistência a pacientes com SAOS, entre outras doenças respiratórias crónicas, trabalhando diariamente, em parceria com médicos e outros profissionais de saúde, para proporcionar um serviço de qualidade e inovador a pensar nas necessidades específicas dos pacientes, para que possam melhorar os seus outcomes (resultados em saúde) e a sua qualidade de vida.

Esta nova aplicação constitui um dos passos da abordagem Value-Based Healthcare que a VitalAire está a implementar - começando pelos pacientes com SAOS - sempre com o paciente no centro da sua atividade e dando relevo aos resultados que ele mais valoriza, potenciadores da melhoria da sua qualidade de vida, que representa o verdadeiro valor criado para o paciente no âmbito dos CRD.   

Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve
Editorial | Gil Correia
Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve

É quase esquizofrénico no mesmo mês em que se discute a carência de Médicos de Família no SNS empurrar, por decreto, os doentes que recorrem aos Serviços de Urgência (SU) hospitalares para os Centros de Saúde. A resolução do problema das urgências em Portugal passa necessariamente pelo repensar do sistema, do acesso e de formas inteligentes e eficientes de garantir os cuidados na medida e tempo de quem deles necessita. Os Cuidados de Saúde Primários têm aqui, naturalmente, um papel fundamental.