APMGF sugere formas de ajudar a população ucraniana
DATA
16/03/2022 10:51:14
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


APMGF sugere formas de ajudar a população ucraniana

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) condena, de forma veemente, o conflito que decorre na Ucrânia. E solidariza-se com os profissionais de saúde que trabalham em cenário de guerra, sinalizando as formas de ajudar todos quantos, neste momento, se encontram detidos naquele país.

Uma das primeiras iniciativas dos Médicos de Família foi a partilha de uma lista de entidades credíveis – e com presença no terreno – delineada pela Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA).

A oferta de donativos para essas entidades pretende angariar verbas que ajudem a financiar o envio de equipamentos médicos, a formação clínica e de suporte às estruturas médicas ucranianas.

A APMGF estende a sua cooperação à campanha «Emergência Ucrânia», desenvolvida pela UNICEF Portugal e que está a fazer chegar àquele país água potável, equipamento médico e cirúrgico, unidades móveis de saúde, ajuda específica à população infantil e juvenil (roupas, kits de higiene, apoio psicossocial, designadamente), formação a professores e voluntários, para lidarem com necessidades em contexto de catástrofe. A ajuda contempla, ainda, diversos mantimentos não alimentares (tendas, colchões, entre outros).

Este movimento solidário envolve a Cruz Vermelha Portuguesa, que está no terreno, atuando na região metropolitana de Kiev, através da entrega de materiais médicos urgentes e do apoio às unidades de cuidados primários.

You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade
Editorial | António Luz Pereira, Direção da APMGF
You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade

No ano de 2021, foram realizadas 36 milhões de consultas médicas nos cuidados de saúde primários, mais 10,7% do que em 2020 e mais 14,2% do que em 2019. Ou seja, aproximadamente, a cada segundo foi realizada uma consulta médica.