FMUC e Município de Coimbra cooperam em cuidados continuados e paliativos e iniciativas solidárias
DATA
16/03/2022 14:01:44
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


FMUC e Município de Coimbra cooperam em cuidados continuados e paliativos e iniciativas solidárias

O objetivo desta parceria é dinamizar e promover programas e projetos de âmbito educacional nas áreas dos cuidados continuados e paliativos e da solidariedade social. Estará também envolvido no projeto o Núcleo Universitário de Voluntariado dos Estudantes de Medicina (NUVEM). 

A implementação de ações visa minimizar as dificuldades e os obstáculos que o cuidador informal enfrenta diariamente, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. No âmbito de um plano de intervenção específico, estão previstas iniciativas de capacitação e formação para o desenvolvimento de competências nestes cuidados específicos.

“Promover este tipo de relação (…) irá ajudar os futuros médicos a conhecer a realidade de quem precisa de apoio [e] ajudá-los a conhecer melhor a pessoa humana, a perceber o seu papel na sociedade e a desenvolver a empatia e a aptidão para cuidar”, além de fomentar a sua inserção “e a tornarem-se socialmente mais responsáveis”, afirma Marília Dourado, coordenadora do Centro de Estudos e Desenvolvimento dos Cuidados Continuados e Paliativos (CEDCCP).

Esta cooperação, vindo apoiar e ajudar o cuidador informal a obter as ferramentas necessárias nestes casos, procura, ainda, chegar às pessoas que se encontram isoladas, sem qualquer apoio familiar.

Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve
Editorial | Gil Correia
Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve

É quase esquizofrénico no mesmo mês em que se discute a carência de Médicos de Família no SNS empurrar, por decreto, os doentes que recorrem aos Serviços de Urgência (SU) hospitalares para os Centros de Saúde. A resolução do problema das urgências em Portugal passa necessariamente pelo repensar do sistema, do acesso e de formas inteligentes e eficientes de garantir os cuidados na medida e tempo de quem deles necessita. Os Cuidados de Saúde Primários têm aqui, naturalmente, um papel fundamental.