«Vende-nos o teu projeto» recebe 22 candidaturas
DATA
22/03/2022 14:22:05
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



«Vende-nos o teu projeto» recebe 22 candidaturas

Um total de 22 candidaturas foram recolhidas para as bolsas «Vende-nos o teu projeto», desenvolvidas pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) juntamente com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB).

No dia 25 de março, os autores dos cinco projetos finalistas serão informados das escolhas. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de vender o seu projeto, durante cinco minutos, aos mentores, em sessão especial do 39º Encontro Nacional de MGF.

No dia 1 de abril, pelas 16h30, serão apresentadas, discutidas e avaliadas as cinco propostas finalistas, no Encontro MGF, pelos mentores das bolsas, nomeadamente Armando Brito de Sá, médico de família na USF Conde Saúde e decano na especialidade de MGF; Pedro Pita Barros, economista da saúde e professor catedrático na NOVA SBE; Catarina Resende de Oliveira, presidente da AICIB; e Teresa Machado Luciano, vice-presidente da AICIB. Os mentores irão eleger, in loco, as três ideias, que receberão um cheque no valor de 3 mil euros, e apoio de mentoria para o projeto.

De acordo com Paula Broeiro, moderadora da mesa-redonda, a adesão dos investigadores justifica o investimento nesta ferramenta de apoio à investigação. “A iniciativa corresponde à materialização de um desejo do Prof. Pedro Pita Barros e meu, com algum tempo de maturação, de aproximar a academia ao contexto da prática e de co-criação de conhecimento. Ideia comprada de imediato pelo Shark da MGF, Dr. Armando Brito de Sá”, afirma Paula Broeiro, acrescentando ainda que “a parceria com a AICIB, através Dr.ª Teresa Machado Luciano, não podia ter sido mais oportuna. A mesa «Vende-nos o teu projeto» tem a honra e o privilégio de poder contar ainda com a presença da Prof.ª Catarina Resende de Oliveira enquanto mentora. Ambicionamos que esta iniciativa de investigação seja a primeira de muitas e que traga o consequente retorno de reconhecimento da MGF como disciplina médica, assistencial e académica”, pode ler-se na página da APMGF.  

O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Joana Torres
O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde

A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.