Acesso a cuidados médicos especializados abordado no Encontro Nacional de Menopausa
DATA
22/03/2022 15:46:06
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Acesso a cuidados médicos especializados abordado no Encontro Nacional de Menopausa

A VIDAs - Associação Portuguesa de Menopausa (VAPM) irá realizar a primeira edição do Encontro Nacional da Menopausa, já no dia 26 de março, em Casa de Vilar, no Porto, com o objetivo de promover o debate sobre o impacto da menopausa na vida pessoal, profissional e social. O encontro também pode ser seguido via online.

Para debater temas como o direito à comparticipação de tratamentos para a menopausa, o acesso regulado e facilitado a cuidados médicos especializados, a legislação laboral relativa à proteção da mulher na fase da menopausa, entre outros, o evento contará com a participação de Cristina Mesquita de Oliveira, presidente da Direção VAPM e MMDP; Manuel Albino, vice-presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG); Marta Mesquita, advogada e presidente AG VAPM; Rosália Cubal, ginecologista especialista de menopausa; e Natália Mendes, psicóloga clínica e da saúde. Serão também partilhados alguns testemunhos reais, na primeira pessoa, sobre a sua experiência com a menopausa.

Em comunicado, Cristina Mesquita de Oliveira, afirma que “a menopausa não custa. O que custa é ter vida para viver na menopausa”. Desta forma, refere que a associação está a trabalhar para “encurtar a distância entre o que é conhecido para minimizar os desconfortos da menopausa e a informação que chega às mulheres”, de modo a que “a informação que chegue sobre a menopausa acompanhe a evolução da mulher moderna, que se enquadre nos novos tempos, e que seja de fácil entendimento, confiável e rotinada”. A presidente da VAPM indica que o Encontro é uma iniciativa para celebrar o primeiro ano de existência da associação e dar a conhecer o seu trabalho. Realça ainda a importância da existência de uma associação como esta em Portugal, uma vez que “a menopausa é uma fase da vida da mulher ainda envolta em tabu e apagada do discurso social”.

O evento terá formato presencial, limitado a 50 pessoas, e também será transmitido através dos meios digitais da associação. A inscrição deve ser feita até dia 25 de março aqui.

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: