“Medicina e Humanismo” convoca ciclo de conferências em Lisboa
DATA
23/03/2022 15:48:47
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


“Medicina e Humanismo” convoca ciclo de conferências em Lisboa

O escritor e dinamizador cultural Luís Machado apresenta, de março a maio, um ciclo de conferências para debater a necessidade de humanizar a Medicina, através de “uma visão integradora para além da doença”, que não se limita a prevenir, diagnosticar e tratar enfermidades.

A primeira conferência acontece a 31 de março, a partir das 12H30, com a presença da médica e antiga ministra da Saúde Ana Jorge, bem como do patologista e ex-bastonário da Ordem dos Médicos Germano de Sousa.

A 7 de Abril realiza-se novo encontro, desta vez com o psiquiatra Daniel Sampaio e a endocrinologista Isabel do Carmo.

A encerrar o ciclo, a 6 de maio, os oradores convidados são o especialista em Saúde Pública e antigo diretor-geral da Saúde Constantino Sakellarides, o psiquiatra e sexólogo Júlio Machado Vaz e o patologista e investigador Manuel Sobrinho Simões.

As conferências vão decorrer no restaurante As Velhas (R. da Conceição da Glória, 21), conhecido pela realização de tertúlias com a participação de personalidades de diferentes áreas da sociedade portuguesa.

“O pensamento filosófico que [outrora] associava o Humanismo à dignificação da condição humana (…) retrocedeu, desvalorizando o humanismo solidário, que era a grande essência da vida em comunidade”, explica o promotor da iniciativa.

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos, membro da Direção Nacional da APMGF
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: