É já no dia 26 de março que ocorre a primeira Conferência Nacional de Canábis Medicinal, no Auditório da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), organizada pelo Observatório Português de Canábis Medicinal (OPCM) em parceria com a FMUC.
A organização pretende que se discuta conhecimentos sobre esta substância, bem como a legislação e regulamentação em Portugal, propriedades e usos terapêuticos dos canabinoides.
Carla Dias, presidente da OPCM, considera que “as exigências dos doentes estão a aumentar e a nossa missão é promover, coordenar e realizar atividades que vão ao encontro dos nossos objetivos de aumentar a consciencialização para o papel da canábis medicinal. (…) Face ao panorama atual, consideramos que este é o momento crucial para reunir os profissionais de saúde que acompanham mais direta e objetivamente o tratamento dos nossos doentes e avaliar as opções terapêuticas existentes”, partilha em comunicado.
O evento contará com a presença de várias entidades e autoridades ligadas ao setor da saúde e do medicamento, nomeadamente um representante Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P; a secção regional do centro da Ordem dos Médicos; o diretor da FMUC e o presidente da Câmara Municipal de Coimbra.
Por sua vez, os oradores convidados são Marília Dourado, Professora da FMUC; Artur Aguiar, especialista de Radioncologia no Instituto Português de Oncologia do Porto; Pedro Barata, especialista no Centro Hospitalar Universitário do Porto; João Taborda da Gama, advogado; Nuno Canas, especialista de Neurologia no Hospital Beatriz Ângelo, e Manuel Gonçalves Pinho, especialista de Psiquiatria no Centro Hospitalar do Centro do Tâmega e Sousa.
No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: