HFF cria nova Unidade Clínica de Ortogeriatria
DATA
24/03/2022 15:53:27
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

HFF cria nova Unidade Clínica de Ortogeriatria

Está a funcionar no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, uma Unidade Clínica de Ortogeriatria para prestar cuidados de saúde aos doentes maiores de 60 anos com fraturas de fragilidade.

“Esta Unidade vai trabalhar em parceria com as unidades de cuidados de saúde primários, com foco na reabilitação funcional, prevenção secundária de fraturas e quedas, nos doentes após a alta”, explica Carla Vera-Cruz, médica fisiatra, que dinamizou a concretização deste projeto com Nuno Correia Mendonça, ortopedista. 

A unidade conta com especialistas de diversas áreas: Ortopedia e Medicina Interna/Geriatria, em colaboração com a Medicina Física e de Reabilitação, Anestesiologia, Dietética e Nutrição, Imuno-Hematoterapia e Serviço Social.  

Esta junção deve-se ao facto de as fraturas nos idosos surgirem naturalmente em contexto de doença médica aguda, ou outras fragilidades associadas ao síndrome geriátrico.

Estas lesões são mais comuns ao nível da extremidade proximal do fémur. 

“Este modelo de gestão partilhada permite alcançar os melhores resultados, com impacto positivo no tempo decorrido até à cirurgia, na duração do internamento, taxa de morbilidade e mortalidade, assim como na redução dos custos em saúde”, conclui.

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: