Livro “Inovação em Saúde por quem a pratica” já tem lançamento agendado
DATA
28/03/2022 09:23:28
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Livro “Inovação em Saúde por quem a pratica” já tem lançamento agendado

O livro “Inovação em Saúde por quem a pratica”, da autoria de Pedro Pita Barros, Filipa Breia da Fonseca e António Bensabat Rendas, será lançado dia 31 de março. A obra foi desenvolvida no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social.

“O futuro dos cuidados de saúde está intrinsecamente ligado à inovação que se desenvolve no sector. (…) Algo falha, em Portugal, na passagem da descoberta para a inovação que depois está disponível para a sociedade”, lê-se em comunicado.

Nesse sentido, o livro visa contribuir para o desenvolvimento de uma cultura nacional de inovação nas múltiplas áreas da saúde. Os autores refletem sobre a necessidade de nutrir um espírito inovador e como aplicar e fortalecer novas ideias e transformá-las em ações ou produtos valiosos para a sociedade no mundo real.

A obra tem por base a partilha de múltiplas experiências que permitem compreender “não só os sucessos conseguidos, mas também as razões dos insucessos ocorridos, uma vez que conhecer a experiência de outros permitirá a cada leitor preparar melhor as suas próprias iniciativas, agora com uma perspetiva mais global do terreno que pisa”. 

Os profissionais de saúde poderão, através do livro, identificar ideias, desenvolver novos planos de negócio e introduzir inovações no mercado e na sociedade.

Pedro Pita Barros, um dos autores, afirma que nas páginas deste livro vivem “os segredos e as melhores práticas dos maiores inovadores em saúde”.

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: