Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro reforça rede de Saúde
DATA
28/03/2022 09:27:21
AUTOR
Jornal Médico
Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro reforça rede de Saúde

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) oficializou o Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro. O projeto envolve médicos, professores, investigadores e estudantes de maneira a prestar melhores cuidados de saúde às populações da região Norte.

“Com sede na UTAD, o Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro será uma mudança do paradigma na prestação de cuidados de saúde. É um projeto verdadeiramente inovador, assente na filosofia ‘one health’ e que permitirá um maior avanço na aplicação do conhecimento e da evidência científica aos serviços e à prática clínica, contribuindo para a melhoria generalizada dos cuidados de saúde”, afirma o reitor Emídio Gomes.

A abertura deste espaço potenciará a criação e a aplicação do conhecimento científico na área da saúde, proporcionar formação pré e pós-graduada e, ainda, o treino dos profissionais.

“Ao inaugurar uma nova etapa do ensino e da investigação das ciências médicas no nosso País, o Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro vai ser a célula-mãe para uma futura formação médica graduada na UTAD”, refere Emídio Gomes.

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos, membro da Direção Nacional da APMGF
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: