É já no dia 29 de março que ocorre a sessão informativa ‘Saúde em Dia: Obesidade e Cancro – Prevenir é o Melhor Remédio’, no Auditório do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), com transmissão online para os centros de dia e instituições residenciais para idosos envolvidos no projeto.
Promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve, em parceria com a Liga Portuguesa contra o Cancro e com o CHUA, a iniciativa pretende promover a literacia em saúde sobre o problema da obesidade e o seu impacto no risco de cancro.
A relação entre estas duas patologias pode explicar-se através de vários fatores, entre eles o facto de a obesidade se associar a hábitos alimentares pouco saudáveis, as próprias alterações nas células e tecidos com excesso de gordura que facilitam o desenvolvimento e crescimento de tumores, ou pelas alterações hormonais que podem funcionar como fator de crescimento para algumas células tumorais.
Para explicar a relação entre a obesidade e o cancro, alertar para a prevenção primária e secundária e dar a conhecer os serviços e equipamentos de apoio ao doente, a sessão contará com a presença de Ana Fortuna e Filipa Simões, especialistas internas de Oncologia, e Esperança Pereira, técnica da Liga contra o Cancro – Grupo de apoio de Faro.
Pode efetuar a sua inscrição aqui.
No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: