Risco de desenvolvimento de cancro potenciado pela obesidade
DATA
28/03/2022 13:58:41
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Risco de desenvolvimento de cancro potenciado pela obesidade

É já no dia 29 de março que ocorre a sessão informativa ‘Saúde em Dia: Obesidade e Cancro – Prevenir é o Melhor Remédio’, no Auditório do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), com transmissão online para os centros de dia e instituições residenciais para idosos envolvidos no projeto.

Promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve, em parceria com a Liga Portuguesa contra o Cancro e com o CHUA, a iniciativa pretende promover a literacia em saúde sobre o problema da obesidade e o seu impacto no risco de cancro.

A relação entre estas duas patologias pode explicar-se através de vários fatores, entre eles o facto de a obesidade se associar a hábitos alimentares pouco saudáveis, as próprias alterações nas células e tecidos com excesso de gordura que facilitam o desenvolvimento e crescimento de tumores, ou pelas alterações hormonais que podem funcionar como fator de crescimento para algumas células tumorais.

Para explicar a relação entre a obesidade e o cancro, alertar para a prevenção primária e secundária e dar a conhecer os serviços e equipamentos de apoio ao doente, a sessão contará com a presença de Ana Fortuna e Filipa Simões, especialistas internas de Oncologia, e Esperança Pereira, técnica da Liga contra o Cancro – Grupo de apoio de Faro.

Pode efetuar a sua inscrição aqui.

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos, membro da Direção Nacional da APMGF
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: