SNS quer reforçar centros de saúde para melhorar resposta de hospitais
DATA
29/03/2022 14:34:48
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



SNS quer reforçar centros de saúde para melhorar resposta de hospitais

A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu reforçar o atendimento nos centros de saúde de forma a melhorar a resposta nas urgências dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Estamos com alguma procura decorrente de casos de gripe que está, em termos temporais, um bocadinho mais tardia em relação a anos pré-pandémicos”, refere Marta Temido, salientando que estão atentos à situação nos hospitais e à necessidade de reforço dos centros de saúde.

Ainda que a análise dos dados revele que os números ainda se mantêm inferiores em relação aos de 2019, há acréscimos em algumas instituições de procura de urgência, de acordo com a ministra da Saúde.

“Os vários hospitais têm referido nos tempos mais recentes que a procura que agora sentem é de casos um pouco mais complexos, mais graves, o que significa alguma reorientação da procura, que por um lado traduz um indicador positivo, por outro preocupa-nos porque significa que estamos a ter uma procura mais complexa”, revela Marta Temido.

Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?
Editorial | Jornal Médico
Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?

O regime remuneratório das USF modelo B há muito que é tema para as mais diversas discussões, parecendo ser unânime a opinião de que necessita de uma revisão, inexistente de forma séria desde a sua implementação.