HVFX já dispõe do serviço de follow-up do doente crítico e família
DATA
29/03/2022 14:53:52
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


HVFX já dispõe do serviço de follow-up do doente crítico e família

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX), EPE, implementou a consulta de follow-up ao doente crítico e família. O projeto visa prevenir e detetar problemas físicos, psicológicos, cognitivos e sociais dos doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

Esta consulta resulta também no encaminhamento do doente para consultas de especialidades médica. Desde enfermagem, nutrição, serviço social, entre outras. O objetivo é promover o potencial de recuperação do doente e diminuir a taxa de morbilidade e reinternamento.

Segundo o HVFX “este projeto pretende assim, acompanhar o utente e família após a alta da Unidade de Cuidados Intensivos, avaliando a sua qualidade de vida e detetando a eventual existência de ansiedade, depressão, stress pós-traumático, ou de outras consequências do internamento”.

A dinamizar o projeto encontra-se um grupo de enfermeiros da área de especialidade Médico-Cirúrgica – Pessoa em Situação Crítica que articula a consulta médica e consulta de enfermagem.

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: