Já está a decorrer o 39.º encontro nacional da MGF
DATA
30/03/2022 09:05:11
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Já está a decorrer o 39.º encontro nacional da MGF

Começa hoje, 30 de março, o evento magno da Asssociação Nacional de Medicina Geral e Familiar. Ao longo do dia serão selecionadas dez fotografias para exposição durante o evento e atribuído um prémio à melhor, sob o tema “Resiliência”, que inclui um livro dedicado à fotografia e uma inscrição gratuita no próximo 40.º Encontro Nacional de MGF. O Jornal Médico vai acompanhar o Encontro nacional a decorrer em Aveiro.

Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar destaca duas ideias chaves deste encontro: o reconhecimento do papel do médico de família e a importância dos cuidados de saúde primários.

O presidente da APMGF refere ainda que este evento é uma forma de “ajudar a contribuir para a definição do caminho da Associação para os próximos meses, para os próximos tempos, e perceber quais são as prioridades, quer a nível de políticas de saúde, quer a nível da carreira, da organização de unidades, e também da parte científica e dos conhecimentos”. 

O primeiro dia do evento é preenchido por quinze workshops de formação. A cerimónia de abertura e outras sessões de caracter organizacional e científico tem lugar amanhã.

Pode consultar todas as informações sobre o evento aqui.

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos, membro da Direção Nacional da APMGF
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: