Laboratório de envelhecimento criado em Ílhavo
DATA
05/04/2022 12:15:40
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Laboratório de envelhecimento criado em Ílhavo

Investigação, conhecimento e criação são três palavras que definem este novo Laboratório de Envelhecimento, criado pela Câmara Municipal de Ílhavo. Este é um espaço de acolhimento tanto para idosos, como para investigadores que queiram participar neste marco de inovação na área da geriatria.

Esta é mais uma forma de promover a disciplina de Geriatria no âmbito da Medicina Geral e Familiar, um dos objetivos do Grupo de Estudos de Saúde do Idoso/Geriatria (GESI).

Os principais objetivos, a longo prazo, são aumentar o conhecimento sobre o processo de envelhecimento, potenciar o espírito crítico e reflexivo, implementar novas respostas, repensar práticas instituídas.

O projeto alia parceiros académicos, empresas da área da tecnologia, organizações sociais e comunidade, criando uma espécie de incubadora social, que permitirá o desenvolvimento de programas para os idosos. Desde a criação de produtos à promoção de atividades artísticas.

Pode encontrar o Laboratório de Envelhecimento no Beco Ferreira Gordo, 3830 Ílhavo. Para mais informações consulte aqui.

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: