Investigação, conhecimento e criação são três palavras que definem este novo Laboratório de Envelhecimento, criado pela Câmara Municipal de Ílhavo. Este é um espaço de acolhimento tanto para idosos, como para investigadores que queiram participar neste marco de inovação na área da geriatria.
Esta é mais uma forma de promover a disciplina de Geriatria no âmbito da Medicina Geral e Familiar, um dos objetivos do Grupo de Estudos de Saúde do Idoso/Geriatria (GESI).
Os principais objetivos, a longo prazo, são aumentar o conhecimento sobre o processo de envelhecimento, potenciar o espírito crítico e reflexivo, implementar novas respostas, repensar práticas instituídas.
O projeto alia parceiros académicos, empresas da área da tecnologia, organizações sociais e comunidade, criando uma espécie de incubadora social, que permitirá o desenvolvimento de programas para os idosos. Desde a criação de produtos à promoção de atividades artísticas.
Pode encontrar o Laboratório de Envelhecimento no Beco Ferreira Gordo, 3830 Ílhavo. Para mais informações consulte aqui.
No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: