"Cuidados paliativos no doente respiratório: intervenções de Enfermagem", hoje  no webinar da Inspire
DATA
21/04/2022 11:55:15
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


"Cuidados paliativos no doente respiratório: intervenções de Enfermagem", hoje no webinar da Inspire

Hoje, 21 de abril, às 21h00 assista ao webinar da INSPIRE – The Respiratory Nurse Academy. Os enfermeiros, Jorge Freitas e Sara Gomes, apresentam a sua perspetiva sobre a abordagem da Enfermagem nos cuidados paliativos no doente respiratório.

Numa antevisão do tema, é destacado que a dispneia é "um sintoma major no doente respiratório e pode ocorrer tanto em doentes do foro oncológico como não-oncológico".

 Jorge Freitas esclarece que esta “surge em qualquer fase da doença e requer uma dimensão de intervenção com a envolvência da família”.

O doente respiratório em situação paliativa requere o apoio da família, obrigando ao desenvolvimento de intervenções na área da Enfermagem.

Sara Gomes acrescenta ainda que "independentemente do diagnóstico clínico e do local de prestação de cuidados (…) [é necessário] a construção de um plano de cuidados individualizado e de acordo com as prioridades definidas pelo doente".  

A plataforma disponibiliza ainda outros conteúdos relacionados com os cuidados respiratórios. Registe-se aqui para este e outros webinares.

Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?
Editorial | Jornal Médico
Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?

O regime remuneratório das USF modelo B há muito que é tema para as mais diversas discussões, parecendo ser unânime a opinião de que necessita de uma revisão, inexistente de forma séria desde a sua implementação.