Psicologia Clínica e cuidados de saúde em destaque no encontro promovido pelo ISPA
DATA
27/04/2022 09:55:46
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Psicologia Clínica e cuidados de saúde em destaque no encontro promovido pelo ISPA

O Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA) promove um encontro sobre a prática da Psicologia Clínica, no dia 29 de abril, no Auditório Armando de Castro, em Lisboa, que colocará em discussão o papel da Psicologia nos contextos em que os profissionais exercem.

Com o intuito de abordar o que acontece na prática, no exercício da Psicologia Clínica, nos cuidados de saúde primários e hospitalares, o evento conta com múltiplos oradores como é o caso de Sandra Gomes Pinto, do Agrupamento de Centros de Saúde do Concelho de Cascais (ACES Cascais), Mónica Menezes da Silva, do Serviço de Psicologia do Hospital Garcia de Orta, José de Abreu Afonso, do IPS, e Natasha de Oliveira, do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca.  

O IPSA considera relevante que professores, estudantes e profissionais se juntem para refletir sobre o papel da Psicologia nas diferentes áreas em que se desenvolve, desde o hospital ao centro de saúde, contexto especializado de saúde mental, passando pela primeira experiência como psicólogo. 

O evento destina-se a estudantes licenciados em Psicologia e a todos os interessados em conhecer com maior profundidade as várias realidades em que se pode exercer Psicologia Clínica. 

A participação é gratuita, embora sujeita a inscrição, e podem ser consultadas mais informações, aqui

Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve
Editorial | Gil Correia
Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve

É quase esquizofrénico no mesmo mês em que se discute a carência de Médicos de Família no SNS empurrar, por decreto, os doentes que recorrem aos Serviços de Urgência (SU) hospitalares para os Centros de Saúde. A resolução do problema das urgências em Portugal passa necessariamente pelo repensar do sistema, do acesso e de formas inteligentes e eficientes de garantir os cuidados na medida e tempo de quem deles necessita. Os Cuidados de Saúde Primários têm aqui, naturalmente, um papel fundamental.