APDI aborda o impacto da doença inflamatória do intestino através de webinars
DATA
06/05/2022 15:31:51
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


APDI aborda o impacto da doença inflamatória do intestino através de webinars

A Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI) assinala o Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino (DII), a 19 de maio, com webinars online – através do facebook e youtube -, dedicados às diferentes fases da doença ao longo da vida, ou sejana criança, no adolescente, no adulto e no sénior.

A escolha temática vai ao encontro das indicações da EFCCA – European Federation of Crohn’s & Ulcerative Colitis para todo o espaço europeu, que este ano apresentou como tema para toda a Europa “A DII NÃO TEM IDADE”.

Assim, durante este mês de maio, às quintas-feiras, dias 5, 12, 19 e 26, os assuntos sobre DII vão ser discutidos por profissionais de saúde e doentes, de forma a “ajudar as pessoas que vivem com DII a melhorar a sua qualidade de vida, tendo em atenção a sua idade e situação clínica.”

O primeiro webinar, dedicado à criança, será entre a gastrenterologista pediátrica Eunice Trindade, a psicóloga clínica Joana Pais e a mãe de uma criança com DII. No webinar seguinte seguida, abordando a doença no adolescente, falarão a gastroenterologista Ana Oliveira e o psicólogo clínico Jorge Ascensão e, por fim, uma jovem doente com DII, partilhará a sua experiência.

Para a idade adulta, foram convidados o gastrenterologista Luís Correia, a nutricionista Carla Guimarães e e um doente adulto para falar do impacto nafaixa etária. Por último, a realizar no dia 26 de maio, a DII no sénior fica a cargo da gastrenterologista Catarina Félix, da enfermeira Sandra Martins e de um sénior com DII.

A APDI trabalha para a gestão diária de uma patologia que, apesar de crónica, “não tem de ser vivida com pessimismo e como uma fatalidade, mas sim com qualidade de vida (…)  [aliando] a componente terapêutica adequada, uma alimentação saudável, exercício físico e informação”.

 

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.