3.º Fórum Feridas focado nas “controvérsias em terapia compressiva”
DATA
11/05/2022 15:20:56
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

3.º Fórum Feridas focado nas “controvérsias em terapia compressiva”

Organizado pelo Clube da Compressão, o 3.º Fórum Feridas realiza-se no dia 14 de maio, no Auditório da Casa da Cultura, em Santa Comba Dão. O objetivo será esclarecer os profissionais de saúde sobre os sistemas de compressão, a avaliação do doente ou os critérios a ter em conta na escolha dos sistemas de compressão.

Especialistas de todo o país juntam-se neste 3º Fórum de Feridas, que este ano convida os seguintes profissionais:  André Vaz, enfermeiro mestre em tratamento de feridas e viabilidade tecidular; Carlos Mateus, enfermeiro-coordenador do centro de feridas complexas do Aces Sintra; Gabriel Anacleto, cirurgião vascular do CHUC; e Paulo Alves, presidente da Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas.

A Escola de Compressão é composta por enfermeiros e profissionais peritos em compressão no tratamento de feridas. Juntos organizam cursos e formações, sempre com conhecimentos baseados na mais recente evidencia científica.

Este é o 1.º Curso Certificado pelo Clube da Compressão e que envolve a apresentação e discussão de casos clínicos. O programa pode ser consultado aqui.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.