×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 34880
Banda desenhada “As vacinas e nós” é um projeto de literacia em saúde
DATA
13/05/2022 09:50:19
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Banda desenhada “As vacinas e nós” é um projeto de literacia em saúde

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) lança o projeto, que é “uma história atual com mais de 200 anos”, e dá a conhecer a importância das vacinas na sociedade, sobretudo numa altura em que estas se tornam essenciais para combater uma pandemia que se fez notar à escala planetária.

O autor e biólogo João Ramalho-Santos convidou para a revisão científica Carlos Robalo Cordeiro, pneumologista e diretor da FMUC, e Manuel Santos Rosa, professor catedrático da FMUC e especialista em imunologia.

A ilustração foi feita por André Caetano que tinha como objetivo, de forma simples e animada, contar a história das vacinas. Desde como elas atuam no organismo até à sua importância para a proteção da população mundial.

O projeto surge num contexto de vacinação em massa contra a COVID-19. Carlos Robalo Cordeiro reflete que “é importante que todos percebam que só conseguiremos vencer esta e outras pandemias, se todos trabalharmos no mesmo sentido, por uma cultura de responsabilidade cívica, individual e coletiva”.

“Apelar para que se continue a investir em tecnologia que nos ajude a lidar com doenças, mas também contribuir para que todos possam ter acesso às vacinas” é a principal mensagem que a FMUC pretendia partilhar. 

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.