Realizado pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) com o Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM), o webinar “Conectados pelas CURAS para a Esclerose Múltipla” debaterá iniciativas terapêuticas e visões futuristas sobre a esclerose múltipla com os profissionais que estudam esta patologia.
O webinar realiza-se dia 30 de maio, no Dia Mundial da Esclerose Múltipla, e é uma das ações da campanha conexões, organizada pela SPEM, que junta a comunidade global de esclerose múltipla. O objetivo é sensibilizar a população para a doença, os seus sintomas, importância do diagnóstico antecipado e tratamento subjacente. Para participar consulte o site da SPEM.
Nesse sentido, foram também anunciadas outras atividades agendadas para os dias 28 e 29 maio de 2022. O primeiro dia será dedicado à atividade física, bem como terapias SPEM, que envolvem fisioterapia, terapia da fala, estimulação cognitiva, entre outros. No dia seguinte, 29 de maio, acontece o 1.º Festival SPEM Solidário, no Passeio Marítimo de Marvila.
A SPEM tem como missão contribuir para a melhoria das condições de vida dos portadores de Esclerose Múltipla e intervir junto dos poderes públicos e organismos competentes, especialmente nas áreas da saúde e proteção social, para um eficiente suporte aos doentes e acesso às terapias.
O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.