APMGF promove formação inovadora sobre gestão do tempo do médico de família na plataforma online PCS Academy
DATA
17/05/2022 16:15:32
AUTOR
Jornal Médico
APMGF promove formação inovadora sobre gestão do tempo do médico de família na plataforma online PCS Academy

Durante o mês de abril, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), em parceria com a Tecnimede, disponibilizou online um novo curso dedicado à “Gestão do tempo do médico de família”, integrado no programa formativo da plataforma de e-learning Primary Care Summit (PCS) Academy.

Nuno Jacinto, presidente da APMGF, realça a importância do curso sobre “Gestão do tempo do médico de família”, por ser “um tema atual e que tem vindo a ser discutido pela MGF”. O objetivo é oferecer novas ferramentas e estratégias aos profissionais de saúde para que estes possam fazer uma melhor “gestão do tempo nas várias vertentes, na consulta, no dia-a-dia, na gestão da unidade e gestão de vida pessoal. Tudo é importante para a nossa prestação como médicos de família”, afirma.

“Esta é uma área que não é muito abordada, mas em relação à qual nós temos a obrigação de trabalhar e vai fazer a diferença na vida dos nossos colegas”, acrescenta Nuno Jacinto.

A formação esteve a cargo de Beatriz Rosendo Silva, da USP Figueira Sul; de Ivo Reis, da USF Coimbra Celas; de Inês Rosendo, da USF Coimbra Centro e FMUC; e, de Pedro Paiva, engenheiro do ISCAC.

Além do curso “Gestão do tempo do médico de família”, os profissionais de saúde interessados poderão inscrever-se na PCS Academy e aceder, on demand, a cursos sobre osteoporose, hipertensão arterial e risco cardiovascular, dislipidemias, incontinência urinária e dor.

Tendo como destinatários os especialistas em MGF – e além da APMGF – importa sublinhar que todos os cursos foram desenvolvidos pelas sociedades científicas das respetivas áreas de atuação médica, nomeadamente: Sociedade Portuguesa de Ginecologia, Sociedade Portuguesa de Hipertensão, Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, Associação Portuguesa de Neurourologia e Uroginocologia, Associação Portuguesa para o Estudo da Dor.

Resultante da parceria entre a Tecnimede e estas sociedades e associações médicas, a PCS Academy é uma plataforma focada na melhoria da prática clínica, com elevado rigor e relevância científica, e com vista a promover a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos portugueses. Os interessados poderão obter mais informação e registar-se na plataforma PCS Academy aqui.

Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?
Editorial | Jornal Médico
Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?

O regime remuneratório das USF modelo B há muito que é tema para as mais diversas discussões, parecendo ser unânime a opinião de que necessita de uma revisão, inexistente de forma séria desde a sua implementação.