Amanhã, dia 19 de maio, comemora-se o Dia Mundial do Médico de Família. Nesse sentido, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) juntou-se à Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA) e decidiu organizar um debate que decorrerá sob o mote “sempre próximo para cuidar”.
Agendado para esta data comemorativa, o debate arranca às 18h00, no Hotel Eurostars Universal Lisboa (Parque das Nações). O papel presente e futuro dos médicos de família no sistema de saúde e as formas como estes profissionais podem contribuir para aumentar a proximidade dos serviços de saúde à população são os temas em destaque para este evento.
A Ministra da Saúde, Marta Temido, o bastonário da Ordem dos Médicos (Miguel Guimarães), o presidente da APMGF (Nuno Jacinto) e o eurodeputado e ex-secretário de Estado da Saúde Manuel Pizarro foram convidados a participar neste debate. A moderação ficará a cargo da jornalista Dulce Salzedas.“A celebração do Dia Mundial do Médico de Família, a 19 de maio, é também uma forma de reforçar a necessidade de, em definitivo, valorizar e reconhecer o trabalho destes profissionais. Todos sabemos que o papel do MF é central nos sistemas de saúde, mas em Portugal não têm sido tomadas medidas que o traduzam na prática, muito pelo contrário – não é por isso de estranhar que o SNS seja cada vez menos atrativo para os médicos de família, sendo particularmente difícil reter os jovens especialistas”, defende Nuno Jacinto.
O regime remuneratório das USF modelo B há muito que é tema para as mais diversas discussões, parecendo ser unânime a opinião de que necessita de uma revisão, inexistente de forma séria desde a sua implementação.