APDP e NOVA Medical School unem esforços para melhorar a formação de clínicos e cuidadores na área da diabetes
DATA
08/06/2022 12:47:01
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

APDP e NOVA Medical School unem esforços para melhorar a formação de clínicos e cuidadores na área da diabetes

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e a NOVA Medical School (NMS), da Universidade NOVA de Lisboa, estabeleceram um protocolo de colaboração, no âmbito do ensino pré e pós-graduado, na área da investigação, designadamente através da consultoria e de projetos de investigação e na área dos cursos de formação de cuidadores, de aperfeiçoamento, especialização e atualização.

Das iniciativas a resultar desta parceria, destacam-se a criação de formações pós-graduadas relacionadas com o estudo e o ensino da diabetes, com vista a melhor capacitar os clínicos, para gerir os desafios atuais e futuros que esta doença crónica coloca. Assim como, dotar os cuidadores de ferramentas e informação para entender a diabetes.

“Uma colaboração entre uma escola médica e uma organização da sociedade civil, com reconhecimento internacional do seu modelo de prestação de cuidados, representará uma nova visão para abordar as doenças crónicas, das quais a diabetes é um paradigma”, afirma João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP e docente da Faculdade, quanto ao propósito da parceria.

Por sua vez, Helena Canhão, diretora da NMS, manifesta que se trata de “uma enorme honra assinar este protocolo com a APDP que tem como objetivo desenvolver mecanismos de cooperação que tornem possível, e promovam, a participação conjunta em atividades de carácter clínico, pedagógico, científico e de investigação. Haverá partilha de conhecimento e de experiências, de ferramentas e de metodologias entre as duas instituições”.

José Manuel Boavida, presidente da APDP, acrescenta que “é um prestígio celebrar um protocolo com uma Faculdade de tão distinta reputação e esta parceria vem estabelecer a participação, colaboração e organização por parte da APDP na Licenciatura em Ciências da Nutrição e no Mestrado Integrado de Medicina, e outros projetos que se poderão vir a desenvolver, nomeadamente no âmbito da colaboração científica entre as duas instituições”.

As atividades a serem desenvolvidas no âmbito deste protocolo serão coordenadas pelo diretor clínico da APDP, João Filipe Raposo, e pela diretora da NMS, Helena Canhão.

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: