A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publicou um novo relatório sobre a implementação da sua Recomendação sobre a Gestão de Dados de Saúde, emitida em 2016, que apresentava um roadmad para a harmonização da abordagem à gestão de dados de saúde nos diferentes países.
Apesar de alguns progressos nesta área, a organização considera que existe ainda um importante caminho para a plena implementação, nomeadamente em áreas como a partilha de dados, acesso, qualidade, interoperacional díade, segurança e proteções de privacidade.
Durante o próximo ciclo de vigência desta Recomendação, entre 2022-2027, continuarão os esforços para a sua plena implementação e disseminação, particularmente focados na cibersegurança e na harmonização da gestão dos dados de saúde, que permita a concretização de projetos multinacionais e que melhore a interoperabilidade entre sistemas.
Para aceder ao relatório da OCDE sobre Gestão de Dados de Saúde, consulte aqui.
O regime remuneratório das USF modelo B há muito que é tema para as mais diversas discussões, parecendo ser unânime a opinião de que necessita de uma revisão, inexistente de forma séria desde a sua implementação.