Rui Nunes candidata-se a bastonário da Ordem Médicos
DATA
01/07/2022 10:46:02
AUTOR
Jornal Médico
Rui Nunes candidata-se a bastonário da Ordem Médicos

Rui Nunes, médico e professor catedrático apresenta na próxima segunda-feira, dia 4 de julho, às 11h00, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a sua candidatura a bastonário da Ordem dos Médicos para o mandato de 2023/2026.

Em comunicado, lê-se que esta é uma candidatura que pretende “afirmar e unir” a Medicina e os médicos portugueses, procurando valorizar a formação médica e as carreiras profissionais, reforçar o fundo de apoio à formação médica e contribuir para uma Ordem dos Médicos mais influente e prestigiada junto da opinião pública e dos poderes públicos, através de uma “magistratura de influência”.

Rui Nunes propõe-se contribuir ativamente para uma reforma profunda e estrutural do sistema de saúde, de modo a concretizar o direito universal à saúde. E, no seguimento, empreender um “choque de gestão na saúde” com base no planeamento estratégico, na descentralização e na autonomia da gestão.

As eleições realizam-se em janeiro de 2023.

Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?
Editorial | Denise Cunha Velho
Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?

Sou do tempo em que, na Zona Centro, não se conhecia a grelha de avaliação curricular, do exame final da especialidade. Cada Interno fazia o melhor que sabia e podia, com os conselhos dos seus orientadores e de internos de anos anteriores. Tive a sorte de ter uma orientadora muito dinâmica e que me deu espaço para desenvolver projectos e actividades que me mantiveram motivada, mas o verdadeiro foco sempre foi o de aprender a comunicar o melhor possível com as pessoas que nos procuram e a abordar correctamente os seus problemas. Se me perguntarem se gostaria de ter sabido melhor o que se esperava que fizesse durante os meus três anos de especialidade, responderei afirmativamente, contudo acho que temos vindo a caminhar para o outro extremo.