Jornadas do GEsPal realizam-se no Dia Mundial dos Cuidados Paliativos
DATA
06/07/2022 10:25:52
AUTOR
Jornal Médico
Jornadas do GEsPal realizam-se no Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

O Grupo de Estudos de Cuidados Paliativos (GEsPal) da APMGF vai organizar as suas 4ªs Jornadas no dia 8 de outubro de 2022, data em que se comemora o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos.

A iniciativa terá como lema “Cuidados paliativos primários pelo médico de família – continuum de cuidados”. Nesse sentido, o programa contará com “identificação e abordagem do doente com necessidades paliativas”, “abordagem do cuidador” “identificação e abordagem do doente em situação de últimas horas ou dias de vida” e “Workshop: Gestão de dor em cuidados paliativos”.

Além de conferências, mesas redondas e workshops, um concurso de fotografia, cujo regulamento e condições de participação serão anunciados brevemente.

Pode consultar o programa preliminar das 4ªs Jornadas do GesPal, aqui.

Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?
Editorial | Denise Cunha Velho
Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?

Sou do tempo em que, na Zona Centro, não se conhecia a grelha de avaliação curricular, do exame final da especialidade. Cada Interno fazia o melhor que sabia e podia, com os conselhos dos seus orientadores e de internos de anos anteriores. Tive a sorte de ter uma orientadora muito dinâmica e que me deu espaço para desenvolver projectos e actividades que me mantiveram motivada, mas o verdadeiro foco sempre foi o de aprender a comunicar o melhor possível com as pessoas que nos procuram e a abordar correctamente os seus problemas. Se me perguntarem se gostaria de ter sabido melhor o que se esperava que fizesse durante os meus três anos de especialidade, responderei afirmativamente, contudo acho que temos vindo a caminhar para o outro extremo.