Nobel da Medicina e autor de pesquisa inovadora sobre doença de Parkinson como oradores principais da iMed Conference
DATA
30/09/2022 09:34:53
AUTOR
Sofia Pinheiro
ETIQUETAS

Nobel da Medicina e autor de pesquisa inovadora sobre doença de Parkinson como oradores principais da iMed Conference

A 14.ª edição do iMed Conference® levará novamente a Lisboa alguns dos nomes mais relevantes no panorama médico-científico. O congresso para alunos de Medicina e Ciências da Vida, organizado por estudantes da NOVA Medical School e da Faculdade de Ciências Médicas vai contar com as presenças do prémio Nobel da Medicina, Randy W. Schekman e do investigador Richard Yole, como oradores principais. Irá ter lugar entre os dias 12 e 16 de outubro de 2022, na NOVA Medical School e no Teatro Camões.

Randy W. Schekman é professor do Departamento de Biologia Molecular e Celular na Universidade da Califórnia e pesquisador do Howard Hughes Medical Institute, laureado com diversos prémios, entre eles o Gairdner International Award, o Albert Lasker Award em pesquisa médica básica e o Prémio Nobel da Medicina em 2013, compartilhado com James Rothman e Thomas Südhof.

Investigador sénior do Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame do NIH, Richard Youle dedica, atualmente, o seu trabalho a mecanismos moleculares de autofagia, controlo de qualidade mitocondrial e distúrbios neurodegenerativos. Recebeu o Prêmio Revelação 2021 em Ciências da Vida pela sua pesquisa inovadora sobre a doença de Parkinson.

A conferência volta a contar com a presença de Lisa Sanders como apresentadora da Clinical Mind Competition, uma competição em que estudantes de medicina tenta resolver um caso clínico e habilitar-se a ganhar um estágio humanitário de 2 semanas em São Tomé e Príncipe.

Nesta edição, vão também marcar presença Olaf Bergmann, investigador da regeneração celular de órgãos, Matteo Bartalucci, médico italiano integrado na equipa da instituição Fórmula Medicine e Rola Hallam, médica e fundadora da CanDo, uma organização humanitária que apoia a saúde na linha da frente para salvar a vida de crianças nas suas comunidades devastadas pela guerra.

Esta edição conta com o Alto Patrocínio da Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa.

You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade
Editorial | António Luz Pereira, Direção da APMGF
You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade

No ano de 2021, foram realizadas 36 milhões de consultas médicas nos cuidados de saúde primários, mais 10,7% do que em 2020 e mais 14,2% do que em 2019. Ou seja, aproximadamente, a cada segundo foi realizada uma consulta médica.