Carlos Robalo Cordeiro, presidente da European Respiratory Society e diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), aborda a importância da vacinação em grupos específicos, como é o caso dos doentes respiratórios crónicos, no primeiro episódio do vodcast “Cara a Cara com a Gripe”, lançado pela Sanofi em parceria com o Jornal Médico.
O impacto da gripe e os seus custos para o SNS, resultante das hospitalizações, são alguns dos tópicos levantados pelo especialista neste primeiro episódio.
Sendo a pneumonia “a principal causa de morte hospitalar, em Portugal”, para Carlos Robalo Cordeiro a contrarresposta está nos benefícios da prevenção da gripe, sobretudo, nos grupos mais vulneráveis.
Em quatro vodcasts, moderados pelo pneumologista Filipe Froes, reconhecidos especialistas nacionais respondem “Cara a Cara com a Gripe”.
Aceda ao primeiro episódio, aqui.
Neste momento os CSP encontram-se sobrecarregados de processos burocráticos inúteis, duplicados, desnecessários, que comprometem a relação médico-doente e que retiram tempo para a atividade assistencial.