Ordem dos Médicos do Centro acolhe o lançamento do livro “Artigos soltos. Textos de opinião” já esta quinta-feira
DATA
11/01/2023 09:30:10
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Ordem dos Médicos do Centro acolhe o lançamento do livro “Artigos soltos. Textos de opinião” já esta quinta-feira

João Paulo Gaspar de Almeida e Sousa, médico especialista em Medicina Intensiva, lança livro “Artigos soltos. Textos de opinião”. A obra será apresentada já esta quinta-feira, 12 de janeiro, pelas 18h00 na Sala Miguel Torga, na sede da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, em Coimbra. 

Na sessão de apresentação da obra - com chancela das Edições MinervaCoimbra - serão intervenientes Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Isabel de Carvalho Garcia, editora da MinervaCoimbra, António Reis Marques, presidente do Colégio da Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos e apresentador da obra, António Casimiro Ferreira, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UC), investigador do Centro de Estudos Sociais da UC e apresentador da obra. 

Este livro contém artigos de opinião publicados pelo autor, de 2002 a 2022, fruto de uma reflexão permanente sobre alguns temas e áreas médicas, donde sobressai a sua vasta e diversificada experiência. "No nadir de uma vida profissional cheia, esta publicação não é uma necessidade de exercício de afirmação pessoal ou de encapotada vaidade. Representa tão só a vontade de deixar compiladas as diversas reflexões que genuinamente me foram preocupando ao longo de décadas de exercício profissional dedicado ao Serviço Público e ao SNS. Os temas tratados, como o leitor comprovará, são maioritariamente respeitantes a áreas relacionadas com a minha intervenção operativa como a Medicina de Emergência ou a Medicina Intensiva, uma paixão, e a doação de órgãos, uma vivida preocupação solidária, sentida para além do dever profissional", destaca o autor da obra.

"Este conjunto de “Artigos Soltos” são a exteriorização das inquietações que ao longo de uma vida profissional foram povoando a mente do autor. Estas inquietações foram também acompanhadas de um visível desejo de contribuir para a solução dos problemas com que profissionalmente se confrontou durante anos. Esta compilação de textos são olhares críticos, em tempos diferentes, sobre a medicina e a organização da sua prestação, sobre aspetos relevantes da tecnologia que está ao dispor dos serviços de saúde, mas não esquecendo que esta é uma matéria em que não há certezas absolutas e mantêm-se muitos dilemas para resolver", salienta António Reis Marques. 

"As funções que desempenhou na Ordem dos foram determinantes na criação da Competência em Emergência Médica, mas também na regulamentação da subespecialidade de Medicina Intensiva. Para além destes aspetos mais ligados à Emergência, o cidadão médico sempre se preocupou com a importância e o papel determinante das Carreiras Médicas na qualidade dos cuidados dispensados pelo SNS. Os últimos artigos desta coletânea são referentes à sua experiência como Intensivista na área dos transplantes e doação de órgãos em Coimbra e enriquecida com a estadia à frente do Instituto Português do Sangue e Transplantação", refere ainda António Reis Marques, no prefácio.

O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Joana Torres
O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde

A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.