Departamento de investigação da APMGF apela à participação em inquérito acerca dos CSP
DATA
16/01/2023 10:25:47
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Departamento de investigação da APMGF apela à participação em inquérito acerca dos CSP

O Departamento de Investigação da APMGF convida todos os profissionais a participar num estudo nacional que pretende realizar um retrato da investigação, formação em investigação e da produção científica existente em Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal. As respostas anónimas e confidenciais vão contribuir para a recolha de dados a todos os profissionais de saúde a exercer funções em CSP ou que realizam investigação neste contexto.

Trata-se de um estudo cujo investigador principal é Margarida Gil Conde, realizado no âmbito de uma parceria entre a APMGF, a Agência de Inovação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), as Administrações Regionais de Saúde do Norte, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve, a Portuguese Clinical Research Infrastructure (PtCRIN) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que obteve parecer favorável por parte da Comissão de Ética para a Saúde.

A APMGF reforça "a sua experiência e perspetiva são essenciais para que os autores do estudo possam analisar o panorama atual relativamente à investigação em CSP e estabelecer um relatório com recomendações para a sua promoção futura".

Aceda ao inquérito através deste link.

É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Jornal Médico
É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários

Neste momento os CSP encontram-se sobrecarregados de processos burocráticos inúteis, duplicados, desnecessários, que comprometem a relação médico-doente e que retiram tempo para a atividade assistencial.