Estudo pretende analisar papel da MGF nos Cuidados Paliativos
DATA
18/01/2023 10:37:19
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Estudo pretende analisar papel da MGF nos Cuidados Paliativos

Miguel David Natal, especialista em Medicina Geral e Familiar (MGF), a frequentar o Mestrado em Cuidados Paliativos na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, pretende realizar um estudo sobre a temática “A Medicina Geral e Familiar Face aos Cuidados Paliativos. Ações Paliativas e Formação em CP”. Nesse sentido, e com o auxílio do departamento de investigação da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), será disponibilizado um questionário a todos os especialistas.

De acordo com a APMGF, o envelhecimento geral da população, associado à melhoria das condições e de acesso à saúde, aumentam a probabilidade de os médicos de família terem de lidar com um maior número de utentes, a necessitarem de Cuidados Paliativos. Neste sentido, questões como a comunicação, cuidadores, dor e sofrimento humano, situações de agonia, obstinação terapêutica e outras, serão cada vez mais frequentes no quotidiano da MGF.

O questionário pode ser consultado por todos os especialistas em MGF. 

É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Jornal Médico
É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários

Neste momento os CSP encontram-se sobrecarregados de processos burocráticos inúteis, duplicados, desnecessários, que comprometem a relação médico-doente e que retiram tempo para a atividade assistencial.