Inteligência artificial monitoriza teor de sal nos alimentos
DATA
06/03/2023 12:53:34
AUTOR
Jornal Médico
Inteligência artificial monitoriza teor de sal nos alimentos

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Universidade de Oxford, está a utilizar a inteligência artificial para recolher informação sobre a composição nutricional dos alimentos. Da análise realizada até outubro de 2022, 62% dos produtos apresentaram um teor de sal acima do valor de referência indicado pela OMS, nomeadamente as refeições prontas para consumo, pão e produtos de padaria, queijos, carne e pescado processados.

Os resultados deste estudo-piloto integram o relatório anual do (PNPAS), apresentado a 3 de março, no Palácio da Rocha do Conde d’Óbidos, em Lisboa, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Obesidade.

As conclusões indicam que a Saúde Pública pode beneficiar de uma reformulação de produtos. Um outro exemplo que demonstra os benefícios destas medidas é o do Imposto especial de consumo sobre as bebidas açucaradas. Desde a sua implementação, em 2016, verificou-se uma tendência para a diminuição do teor médio de açúcar, representando uma redução de 38% na proporção de bebidas no escalão superior do imposto (teor de açúcar superior ou igual a 8 g por 100mL).

Além destes resultados, o PNPAS lança uma ferramenta digital – o SPARE (Sistema de Planeamento e Avaliação de Refeições Escolares) –, que permite planear refeições escolares de forma efetiva e organizada, de acordo com as principais recomendações alimentares e nutricionais nacionais e internacionais vigentes. Esta ferramenta permite o planeamento, avaliação, monitorização e verificação, contribuindo para uma melhor capacitação das escolas e dos municípios para uma oferta alimentar adequada às crianças e jovens.

A implementação de um sistema de rotulagem nutricional simplificado na parte da frente da embalagem dos produtos alimentares é uma medida há muito defendida pelo PNPAS e que se encontra prevista e em fase de discussão e preparação pela União Europeia.

O sistema Nutri-Score – elementos gráficos de várias cores e letras nas frentes das embalagens – está a ser revisto, uma vez que a classificação atribuída a alguns produtos não estava de acordo com as recomendações para uma alimentação saudável. 

Um estudo conduzido pelo PNPAS procurou testar este novo modelo para assegurar a sua qualidade. Concluiu-se que, após a sua aplicação, produtos como barras de cereais e dos aperitivos/snacks, dos cereais de pequeno-almoço e iogurtes obtiveram pior classificação no

As conclusões deste documento permitem sustentar e apoiar a tomada de decisão de futuras medidas para a promoção da alimentação saudável em Portugal. Estas futuras medidas enquadram-se no âmbito do novo PNPAS 2022-2030. Conheça o relatório anual do Programa Nacional para aPromoção da Alimentação Saudável (2022) e as linhas estratégias do PNPAS2023-2030.

O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Joana Torres
O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde

A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.