É já na próxima quarta-feira, 14 de março, às 21h00, que arranca a primeira sessão do programa científico “Asthma Summit Sessions”. O primeiro módulo, em formato virtual, é dedicado ao tema "Será que o meu doente tem Asma? O que faço?”. Esta iniciativa dirige-se a especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF) e de Medicina Interna, contando com a validação científica e moderação de Rui Costa, especialista em MGF e membro do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).
Estão previstas quatro sessões, a decorrer entre 14 de março e 24 de outubro, dedicadas a temas distintos e com a participação de diferentes especialistas. A primeira sessão tem o tema de "Será que o meu doente tem Asma? O que faço?”, a segunda "Controle a Asma para que a Asma não controle o seu doente”, a terceira "Serão os doentes asmáticos todos iguais?” e, por fim, a quarta, “Tolerância zero para as agudizações”.
De acordo com dados divulgados pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica e pela Associação Portuguesa dos Asmáticos em 2019, mais de 700 mil portugueses têm asma, sendo que 43% destes não têm a sua asma controlada e passam por crises de dificuldade respiratória. No entanto, 88% dos asmáticos não-controlados pensam que têm a doença controlada.
Saiba mais sobre as sessões aqui.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.