A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) lança, no próximo dia 17 de março, a ação de avaliação da formação médica ministrada em Portugal – “A tua voz. O teu diagnóstico” -, proporcionando a todos os estudantes a possibilidade de participarem e inscreverem a sua apreciação nas vinhetas que a associação vai disponibilizar. A ‘Vinheta do Estudante’ apresenta um formato físico e digital e será distribuída nas oito escolas médicas e vai estar disponível nas redes sociais da ANEM.
Para Vasco Cremon de Lemos, presidente da ANEM, é importante poder contar com a participação massiva dos estudantes de Medicina na ação “A tua voz. O teu diagnóstico”, de forma a garantir que a avaliação, inscrita nas vinhetas, traduz a realidade de todos. “Há já algum tempo que temos vindo a pedir ao poder político para realizar um diagnóstico da formação médica e definir políticas públicas para o ensino da Medicina baseadas em dados objetivos. “A tua voz. O teu diagnóstico” é o nosso contributo e também a nossa forma de sensibilizar os decisores e a opinião pública para a importância do diagnóstico no desenvolvimento de uma formação de qualidade”, concluiu.
A par da ‘Vinheta do Estudante’, a ANEM vai também proceder à sua avaliação da formação médica e inscrevê-la numa vinheta própria. As conclusões da iniciativa “A tua voz. O teu diagnóstico” serão partilhadas com a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, bem como com parceiros e comunicação social nos próximos meses.
Saiba mais, aqui.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.