Nova regra facilita acesso aos laboratórios de análises clínicas

02 Dez 2024

A Associação Nacional dos Laboratórios Clínicos (ANL) acaba de publicar o Guia de Acesso às Análises Clínicas contribuindo para informar os cidadãos sobre as novas medidas introduzidas e respondendo às principais dúvidas sobre as alterações que estão a ser implementadas.

Neste momento, existe a possibilidade alargada de escolher onde realizar as suas análises clínicas e exames, ou seja: se precisar de realizar análises clínicas ou outros exames, pode livremente decidir onde fazê-los. Em simultâneo, os agendamentos estão mais fáceis e rápidos, pois passa a poder agendar a realização das suas análises clínicas e exames contactando diretamente o laboratório ou posto de colheitas onde pretende realizar o exame. 

Se o Sistema Nacional de Saúde (SNS) não conseguir realizar as análises clínicas ou exames dentro do tempo adequado (85 % do tempo máximo de resposta garantida ou do tempo clinicamente aceitável), as Unidades Locais de Saúde (ULS) ou Institutos Portugueses de Oncologia (IPO) são obrigados a encaminhar o cidadão para os laboratórios de análises clínicas convencionados.

Quando forem implementadas alterações informáticas, os laboratórios de análises clínicas convencionados disponibilizarão informações sobre agenda e disponibilidade, garantindo que a marcação é imediata para o cidadão. Além disso, as análises clínicas e exames a realizar nos laboratórios convencionados ao abrigo das convenções com o SNS são definidos pelo SNS, assegurando justiça e previsibilidade para os cidadãos.

Estas medidas pretendem garantir o acesso universal e sem barreiras aos cuidados de saúde, promover a eficiência e qualidade na resposta às necessidades dos cidadãos e eliminar os atrasos e ineficiências, assegurando que o setor convencionado é uma resposta complementar, confiável e em tempo útil para os cuidados dos cidadãos.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo