Jornal Médico Grande Público

Fernanda Rodrigues: “As técnicas de biologia molecular vieram permitir obter resultados muito rápidos para um painel extenso de vírus e bactérias”
DATA
23/04/2019 10:44:49
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Fernanda Rodrigues: “As técnicas de biologia molecular vieram permitir obter resultados muito rápidos para um painel extenso de vírus e bactérias”

No Dia Mundial da Meningite a presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria, Fernanda Rodrigues, falou com o Jornal Médico sobre as especificidades da doença e os novos avanços no diagnóstico rápido em microbiologia.  

 

 

JORNAL MÉDICO (JM) | O que é a meningite aguda?

FERNANDA RODRIGUES (FR) | É uma inflamação das meninges que resulta habitualmente de uma infeção causada por vírus, bactérias e, mais raramente por outros microrganismos.

As bactérias que causam meningite variam nos diferentes grupos etários: Streptococcus do grupo B e E. coli são os mais comuns no período neonatal, passando depois a predominar meningococo e o pneumococo. Os vírus mais frequentemente identificados são os enterovírus. Nos últimos anos, com a advento da biologia molecular, têm sido descritas com alguma frequência infeções do sistema nervoso central causadas por parechovírus. 

O diagnóstico baseia-se na história clínica, no exame físico e nos resultados dos exames complementares, nomeadamente na punção lombar.

O tratamento depende da etiologia. Nas meningites bacterianas, envolve antibióticos, cuja escolha depende inicialmente do agente mais provavelmente envolvido e do padrão de resistências locais e/ou nacionais, devendo este(s) ser ajustado(s) quando for identificado o microrganismo e conhecida sua suscetibilidade aos antimicrobianos. Em alguns casos há indicação para utilização de corticoides. As meningites virais resolvem-se apenas com medidas de suporte.

A meningite bacteriana é uma emergência médica. O diagnóstico e tratamento atempados e adequados são muito importantes, mas, mesmo quando tal acontece, esta doença associa-se a uma elevada taxa de mortalidade e a sequelas graves. As meningites causadas por vírus habitualmente têm uma evolução favorável, com recuperação sem sequelas.

JM | Qual é a incidência da doença?

FR | A incidência da doença varia com a idade, sendo mais frequente nos primeiros anos de vida. As meningites bacterianas são pouco frequentes. A sua incidência foi afetada pela introdução de várias vacinas ao longo das últimas décadas, nas quais se incluem Haemophilus influenzae tipo b, meningococo C, pneumococo (7 valente, 10 valente, 13 valente) e mais recentemente meningococo ACWY e B.

JM | Quais são as mais-valias das técnicas de diagnóstico rápido em microbiologia?

FR | As técnicas de biologia molecular vieram permitir obter resultados muito rápidos para um painel extenso de vírus e bactérias. Esta informação poderá, em algumas situações, permitir ajustes terapêuticos ou, em conjunto com outros exames laboratoriais e com a avaliação clínica, permitir suspensão de terapêutica antibiótica quando o agente etiológico é um vírus.

A sua utilização, permitiu passar a identificar vários vírus, o que era difícil com outras técnicas de diagnóstico.

Adicionalmente, permite identificação de bactérias em situações em que a antibioterapia tenha sido iniciada antes da realização da punção lombar e nas quais a cultura poderá já ser negativa. Permite ainda a tomada de decisões mais rápidas e fundamentadas no que respeita à quimioprofilaxia de contactos e à instituição de medidas de controlo de infeção no hospital.

A limitação desta técnica é ainda não permitir a avaliação das resistências aos antimicrobianos.

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas