Alberto Pais, especialista em MGF, exerce em França e participou no 39.º Encontro Nacional da APMGF contribuindo com a sua experiência fora de Portugal. A apresentação das diferenças entre os sistemas de saúde foi o ponto de partida para a palestra. Veja o vídeo.
Um dos principais pontos referidos foi o sistema liberal que se vive em França. A liberdade de escolha do paciente, ou do próprio médico, bem como a flexibilização do horário que permite ao médico de família encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Além disso, Alberto Pais referiu o facto de “não existe carteira básica de serviços, são os médicos que decidem os serviços que querem prestar”. Em França, a pediatria e as consultas de planeamento familiar também são encargos retirados aos médicos de família.
A experiência do especialista em MGF permite confirmar que o sistema liberal francês oferece mais liberdade, respeito e qualidade de vida aos médicos de família.
O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.