Da cosmética e estética para a MGF
DATA
01/04/2022 11:01:33
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Da cosmética e estética para a MGF

Com um percurso que começou pela Medicina Estética e Cosmética, Márcio Carvalhosa, especializou-se também em Medicina Geral e Familiar. Este ano, foi um dos palestrantes do 39º Encontro Nacional da APMGF, na sessão “MGF Fora da Caixa”, que decorreu a 31 de março. Acompanhe o tema, em vídeo.

Ao longo da sua apresentação apelou à importância do envolvimento da MGF na área da estética. Ao aliar o conhecimento clínico e integração das diferentes dimensões do doente através das consultas do médico de família, a medicina estética é potenciada.

A relação entre ambas as especialidades permite conhecer melhor o doente e adaptar os tratamentos à sua necessidade.

Os médicos de medicina geral e familiar acabam assim por ter um papel imprescindível no encaminhamento e acompanhamento do doente – uma parte essencial do tratamento.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.