Convidado para o painel da “MGF pelo mundo”, Alexandre Gouveia refletiu sobre a sua experiência, na Suíça, enquanto especialista em MGF. No 39º Encontro Nacional da APMGF, o palestrante destacou essencialmente o regime de organização de um sistema de saúde mais liberal. Acompanhe tudo no vídeo.
Alexandre Gouveia afirma que há uma maior autonomia e independência dos médicos de família. Há uma otimização do tempo útil, permitindo que cada profissional decida a sua própria carga horária.
Porém, a coordenação pode ser dificultada, prejudicando objetivos relacionados com a comunidades. Neste sentido é necessário continuar a afinar alguns aspetos em ambos os sistemas de saúde.
A digitalização dos dados de saúde é ainda um dos assuntos que preocupa o especialista em MGF.
O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.