Não existe saúde sem felicidade
DATA
05/04/2022 12:21:43
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Não existe saúde sem felicidade

Rui Tato Marinho, gastrenterologista do Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte, marcou presença na Happy Conference 2022, pois garante que a saúde mental é tão importante, como a física. Não se pode ignorar uma sociedade infeliz, ou poderemos “pôr em causa grandes stakeholders”. Se tivesse que destacar uma palestra seria a de Amy Bradley. Descubra mais no vídeo.

Segundo, o gastrenterologista é necessário compreender que os paradigmas estão a mudar. Ser um bom líder já não está associado ao lado rígido, mas sim à capacidade de empatia e boa gestão de equipas. Colocando-se no papel de líder, Rui Tato Marinho afirma que estes eventos são importantes para compreender melhor novas estratégias.

“Gerir conflitos, pensado no outro” é agir de forma ativa, explica Rui Tato Marinho. A psicologia positiva é um passo importante, pois reforça a necessidade de compaixão, que é essencial para profissionais de saúde, que diariamente vivem as realidades dos hospitais.

Nesse sentido, Rui Tato Marinho afirma que conferências como a Happy Conference 2022 serão sempre benéficas e uma mais-valia para os profissionais de saúde.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.