Inês Almeida: Treino de força, uma possibilidade para indivíduos com insónias
DATA
12/10/2022 09:46:33
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Inês Almeida: Treino de força, uma possibilidade para indivíduos com insónias

Depois de lidar com múltiplas queixas de insónia durante a pandemia da COVID-19, e de encontrar evidência científica sobre o papel positivo do exercício físico, Inês Almeida, interna do terceiro ano de MGF, na USF Moliceiro, ACES Baixo Vouga, apresentou no 20.º Encontro Nacional de Internos e Jovens Médicos de Família, a comunicação “Impacto do treino de força na insónia”.

Como explica Inês Almeida, a ideia resulta deste conjunto de queixas. Na discussão clínica, entre os médicos de família, vigora a ideia de que “antes de iniciar qualquer tratamento, qualquer fármaco, é sempre importante as medidas de higiene de sono, que incluem com frequência a referência ao exercício e relaxamento”, mas nunca do “treino de força” como hipótese.

Quem pratica exercício físico com regularidade, salienta a interna, “sente a diferença na sua qualidade de vida”, mas raramente se aborda os efeitos da musculação, sobretudo nos indivíduos que manifestam mais stress. Inês Almeida acrescenta ainda que as técnicas de relaxamento, por exemplo a prática de ioga, não surtem efeito em todas as pessoas, nesse sentido, “há que adaptar o tipo de exercício mais adequado ao estilo de vida e características de cada um”.

 

You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade
Editorial | António Luz Pereira, Direção da APMGF
You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade

No ano de 2021, foram realizadas 36 milhões de consultas médicas nos cuidados de saúde primários, mais 10,7% do que em 2020 e mais 14,2% do que em 2019. Ou seja, aproximadamente, a cada segundo foi realizada uma consulta médica.

Mais lidas