Rita Birne: “cerca de um terço dos doentes que entram em diálise é devido à diabetes”
DATA
09/12/2022 16:34:11
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Rita Birne: “cerca de um terço dos doentes que entram em diálise é devido à diabetes”

Rita Birne, nefrologista no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental e na Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), esteve à conversa com o Jornal Médico acerca da doença renal crónica, uma lesão renal com perda progressiva e irreversível da função dos rins, com elevada prevalência em Portugal e cuja principal causa é a diabetes. Assista à entrevista.

No que concerne às mudanças fisiológicas ou às alterações do estado de saúde que levam ao deterioramento da função renal, Rita Birne aponta a diabetes como a principal causa. Porém, “as causas são múltiplas e variadas: a hipertensão, uma série de outras patologias, desde as genéticas e hereditárias, às patologias infecciosas crónicas, a própria obesidade também pode cursar com a doença renal crónica, doenças sistémicas e também doenças primárias do rim”, são outras causas frequentes.

Relativamente aos principais indicadores aos quais os profissionais dos Cuidados de Saúde Primários devem prestar particular atenção no ato de referenciar estes doentes, a especialista salienta algumas das principais indicações formais para nefrologia e acrescenta que “mesmo em graus menos severos de doença renal crónica, sempre que exista alterações hidraeletrolíticas ou uma hipertensão não controlada ou outras situações em que o apoio da nefrologia se pode revelar útil”, os doentes devem ser referenciados para a especialidade.

A entrevista integral estará disponível na edição 137 do Jornal Médico. 

É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Jornal Médico
É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários

Neste momento os CSP encontram-se sobrecarregados de processos burocráticos inúteis, duplicados, desnecessários, que comprometem a relação médico-doente e que retiram tempo para a atividade assistencial.