O “Estudo LITCDM2: o impacto da literacia em saúde e do nível do conhecimento sobre a doença no controlo metabólico da diabetes mellitus tipo 2” foi distinguido nas Jornadas de Actualização em Cardiologia (JAC) com o prémio investigação clínica cardiovascular em Cuidados de Saúde Primários, JAC- Investigação Clínica. O Jornal Médico está a acompanhar os trabalhos das Jornadas e conversou com Jorge Manuel Silva, da USF Santo André de Canidelo, do ACES de Gaia, um dos autores do estudo. Assista à entrevista.
Com este estudo, os autores pretenderam “determinar na população de doentes com diabetes mellitus tipo 2 a relação entre os níveis da sua literacia em saúde e o controlo metabólico”, tendo em conta que a literacia em saúde “não só para a diabetes, mas também para todas as restantes áreas, é crucial” salienta Jorge Manuel Silva, tendo o estudo demonstrado, em linha com a mais recente literatura: "quanto melhor a literacia em saúde em diabetes mellitus tipo 2, melhor parece ser o controlo metabólico”.
A respeito das Jornadas de Actualização em Cardiologia (JAC), Jorge Manuel Silva manifesta a sua apreciação por este evento científico que proporciona a aproximação entre os CSP e a Cardiologia, incentivando a investigação.
A edição de 2023 das JAC decorrem até hoje, 27 de janeiro, na Alfândega do Porto.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.