Nuno Jacinto: A variação sazonal é um conceito “muito interessante” a ter conta no tratamento cardiovascular

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Nuno Jacinto, marcou presença no 17.º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global para moderar uma mesa-redonda acerca daquelas que são situações frequentes no tratamento de doentes hipertensos e quais as dicas práticas a ser utilizadas pelos especialistas em MGF na adequação terapêutica de cada doente. Assista à entrevista.

“A terapêutica utilizada, a abordagem, o contexto destes doentes seja ao nível da sua localização geográfica, das suas doenças, seja ao nível da sua idade e de todas as suas características”, são aspetos que merecem ser tidos em conta no ato de avaliação do doente, destaca Nuno Jacinto. Também a variação sazonal é algo a considerar e que nem sempre está presente na prática clínica corrente, pois surge com patologias associadas “das quais são exemplo o síndrome da apneia obstrutiva do sono”, destaca Nuno Jacinto.

O 17.º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global decorreu de 9 a 12 de fevereiro no Grande Real Santa Eulália, em Albufeira.

O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Joana Torres
O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde

A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.